Inscrever-se como Ministrante de Mini-Curso

Título: Um olhar a respeito das tecnologias digitais como instrumento para a gestão participativa no ecossistema escolar

Descrição: No atual contexto histórico-social, as aceleradas transformações que a sociedade está passando refletem-se na necessidade de mudanças das instituições de ensino. Em vista disso, a presente proposta tem como público alvo alunos de licenciatura e pós-graduação (voltadas para a educação), e, também, alunos de ensino médio que tenham curiosidade sobre esse tema (tecnologias digitais e gestão participativa). Tenciona-se por um número de vagas flexível, entre vinte e trinta inscritos, para manter um diálogo qualificado, permeado por momentos de troca, interação, colaboração e construção de saberes, sendo organizado com duração de aproximadamente duas horas. O mini-curso será constituído por um primeiro momento de sensibilização, seguido por questionamentos e apresentação de conceitos centrais, somado a resolução de situações problemas. A partir dessa ideia reforça-se a necessidade de pensar: como as tecnologias digitais podem mediar ações cotidianas do chão da escola, que fomentem a participação democrática dos distintos segmentos que compõem o ecossistema escolar? Desse modo, define-se como objetivo central: refletir sobre a importância e o impacto da gestão participativa escolar, instrumentalizada pelo uso crítico das tecnologias digitais enquanto meio. Posto que, a partir da observação das reiteradas situações de ódio (violência, intolerância e preconceito), e de ações proclamadas democráticas, mas que apenas revestem intenções autoritárias perpetuadas na realidade brasileira, faz-se necessário pensar sobre as relações dentro dos ambientes educacionais. Em especial, para os futuros profissionais da educação que precisam conhecer a função da gestão escolar, para poder reconhecer suas potencialidades e fragilidades, e, assim, embasar suas escolhas. Afinal, o papel primordial da gestão participativa é ser um dispositivo de descentralização da administração, por meio da atuação e do comprometimento dos envolvidos no processo educacional para a tomada de decisão. Por isso é caríssimo discutir esse tema com sujeitos que estão em processos formativos (inicial ou continuado). No que tange a relevância pessoal, essa temática é parte fulcral da dissertação dos pesquisadores, além de que suas experiências profissionais expressas, através de exemplos, podem contribuir para a multiplicação de saberes. É a partir desses casos práticos que serão desencadeadas as ações desse mini-curso.

Horário: 11/9 - 14h as 17h

Idade: -

Número Máximo de Participantes: 30

Nível de Ensino:

  • Ensino Superior
  • Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
  • Pós-Graduação

Integrantes: