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Título: A neurociência do comportamento violento: consequências para o agressor e agredido

Descrição: O presente curso pretende informar, dentro da perspectiva das neurociências, alguns possíveis fatores causadores dos comportamentos violentos, anti-sociais bem como o bullying no meio educacional. Juntamente a isso, pretende-se mostrar os efeitos neuropsíquicos nas vítimas destas situações aversivas ao longo do desenvolvimento humano desde a infância. Indivíduos com comportamento agressivo podem possuir histórico de violência familiar, abuso de drogas lícitas e ilícitas, negligência parental e ambiente de convívio estressante, principalmente quando submetidos ainda crianças. A partir disso, modificações cerebrais (neuroquímicas e hormonais) podem acontecer, gerando disfunções no sistema que controla o estresse e a impulsividade. Estas alterações proporcionam muitas dificuldades de relacionamento, tanto para o agressor quanto para suas vítimas, e os efeitos resultantes são doenças de cunho mental: depressão, transtorno de atenção e hiperatividade, uso de drogas, problemas metabólicos como obesidade, propensão ao suicídio, entre outras. E desta forma, um ciclo vicioso de violência se forma, onde o ambiente estressante e hostil torna suas vítimas (principalmente de início na infância) potenciais perpetuadores destes comportamentos. Este assunto é de grande importância para a compreensão dos efeitos neurológicos de eventos desfavoráveis na vida dos indivíduos em idade escolar. Para que a partir disso, medidas para evitar essas situações sejam aperfeiçoadas em cada âmbito: educacional e social.

Horário: 11/9 - 14h as 17h

Idade: -

Número Máximo de Participantes: 30

Nível de Ensino:

  • Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
  • Ensino Superior

Integrantes: